Site Bar

Procure Algo

Que Hora são?

domingo, 23 de janeiro de 2011

Mostra de Cinema de Tiradentes com muitas homenagens


Silvia Dalben
O ator Irandhir Santos, a ministra da cultura Ana de Hollanda e o diretor Paulo Cezar Saraceni

 
 A 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes foi aberta esta sexta-feira no Cine Tenda com homenagens ao cineasta Paulo ezar Saraceni e ao ator pernambucano Irandhir Santos. "O cinema aponta caminhos, abre portas para a manifestação do pensamento. Há quatro anos faço parte desta realidade e é determinante a situação de fazer arte na raça", comentou Santos, sobre a oportunidade de ser destacado por um dos principais festivais de cinema do país.

O artista também chamou atenção para o ambiente singular em que o festival é realizado. "É quase uma experiência de metalinguagem pelo cenário que a cidade oferece", disse. Lembrando o Cinema Novo, movimento cultural de que fez parte ao lado de outros ícones da cultura brasileira, Saraceni observou os desafios da popularização, independentemente da forma ou linguagem.
Silvia Dalben | Portal Uai
A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, convidada da cerimônia, lembrou como o cinema brasileiro tem sido responsável pela divulgação do país em todo o mundo, com elementos que retratam a identidade nacional. "Essa é uma produção que mostra a nossa cultura sem glamour, mas real, alegre e também às vezes triste, como o próprio Brasil", comparou.

Ela observou a importância de o cinema conquistar público cada vez maior. Entre os convidados, esteve a secretária de Estado da Cultura, Eliane Parreiras, e os cineastas Zelito Viana e Julio Bressane. Diretora da Universo Produções, que realiza o festival, Raquel Hallak adiantou que esta edição da mostra, que conta com exibição de 134 filmes de diferentes gêneros e formatos em nove dias de programação, pretende revelar a diversidade e a potencialidade da produção contemporânea. "O festival é testemunha da força do cinema no Brasil e queremos oferecer nossa contribuição numa era digital, de avanço tecnológico, mas com uma produção que enfrenta muitos impasses para chegar à plateia", afirmou. A partir de amanhã, a mostra oferece programação diversificada, que inclui exibição de filmes para público adulto e infantil, shows, performances cênicas e exposições.

Um dos destaques da abertura foi a estreia nacional do filme O gerente, de Saraceni. O longa é baseado em conto de Carlos Drummond de Andrade e tem Ney Latorraca no papel principal. Neste ano, de acordo com o curador Cleber Eduardo, será privilegiado o olhar político sobre o cinema brasileiro. De hoje ao próximo sábado, o público participa de debates temáticos, além de ter acesso a 134 longas e 104 curtas-metragens, que revelam a diversidade da produção do país. As crianças também foram lembradas, com produções como Eu e meu guarda-chuva – ficção dirigida por Toni Vanzolini, com Paola Oliveira, Leonardo Hassum e Arnaldo Antunes no elenco. Programação completa no www.mostratiradentes.com.br.

Estação recuperada

O Ministério Público Federal (MPF) firmou termo de compromisso com o município de Tiradentes, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) para restauração da Estação Ferroviária de César de Pina. O imóvel, inaugurado em 12 de outubro de 1923, já teve reconhecido, pelo Iphan, seu valor cultural como bem ferroviário. No entanto, encontra-se em péssimo estado de conservação, necessitando de intervenções urgentes para evitar maior degradação. A proposta da prefeitura é criar um centro de referência na área de artesanato e um local para atendimento a visitantes que frequentam o balneário das Águas Santas. A obra deve estar concluída dentro de um ano.
fonte:Divirta-se

Nenhum comentário: