Site Bar

Procure Algo

Que Hora são?

sábado, 9 de abril de 2011

Morre cineasta Sidney Lumet

O diretor norte-americano Sidney Lumet morreu neste sábado (09), aos 86 anos, em sua casa em Nova York. Indicado cinco vezes ao Oscar, por clássicos do cinema como "12 Homens e Uma Sentença" (1957), "Um Dia de Cão" (1975) e "Rede de Intrigas" (1976), o cineasta sofria, segundo sua filha, de um linfoma.



Ao longo de sua carreira, Lumet dirigiu mais de 50 filmes e era um dos diretores mais prolíficos de sua geração. Filho de um ator, imigrante polonês, começou a trabalhar no circuito nova-iorquino de teatros e na sequência migrou para a televisão. Sua estreia em Hollywood, aos 33 anos, aconteceu com "12 Homens e Uma Sentença", que se passa inteiramente numa sala de tribunal, na qual os jurados debatem exaustivamente se devem ou não inocentar o réu. O filme concorreu a três Oscars (filme, direção e roteiro adaptado), não ganhou nenhum, mas fez com que Lumet nunca mais saísse de trás das câmeras e mantivesse uma árdua rotina de trabalho.

Conhecido como um competente diretor de atores, trabalhou ao lado de grandes como Marlon Brando, Henry Fonda, Rod Steiger, Katherine Hepburn, Ingrid Bergman e Robert Duvall. Foi um dos primeiros a abordar a Segunda Guerra Mundial com "O Homem do Prego" (64). Seus roteiros e longas-metragens, inclusive, eram conhecidos por abordar as fronteiras da moral, a atuação da polícia e criminalidade, não raro se passando em Nova York – a cidade era uma de suas paixões, da mesma forma que para Woody Allen e Martin Scorsese.

Indagado pelo jornal The New York Times da razão pela qual trabalhava com cinema, Lumet respondeu: "Faço isso porque gosto e é uma maneira maravilhosa de gastar sua vida". Casado quatro vezes, o diretor deixa duas filhas e dois enteados.
fonte:IG, wikipédia

Javier Bardem fará a saga "A Torre Negra" de Stephen King no cinema

 O ator espanhol Javier Bardem, vencedor de um Oscar por "Onde os Fracos Não Têm Vez", foi o escolhido pelo diretor americano Ron Howard para interpretar o protagonista de um megaprojeto audiovisual baseado na saga literária de Stephen King "A Torre Negra".


Javier Bardem, indicado como melhor ator por Biutiful, na premiação do Oscar 2011
"A Torre Negra" é a particular visão de Stephen King sobre o velho oeste, misturando a fantasia de um universo mágico com o terror "marca da casa", e elementos próprios do western.

O projeto, comparado por sua magnitude ao "O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei", transforma Bardem em Roland Deschain, um pistoleiro que passou a vida buscando a "Torre Negra" e que, no final, será a última esperança da humanidade para salvar a civilização.



Javier Bardem, indicado como melhor ator por "Biutiful", na premiação do Oscar 2011(foto ao lado)




|O trabalho sobre os sete livros de King constará de três longas-metragens e duas minisséries de televisão e, segundo os meios citados, o primeiro filme já tem data de estreia: maio de 2013, da mesma forma que o primeiro episódio de televisão, que chegará nos meses posteriores ao longa.