Conhecido por suas animações sofisticadas e tramas complexas, como "A Viagem de Chihiro" (2001) e "O Castelo Animado" (2004), o cineasta japonês Hayao Miyazaki apresenta um filme de simplicidade mágica, mas ao mesmo tempo profundo, em seu mais recente trabalho "Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar".
O desenho estreia em circuito nacional em cópias legendadas, com áudio original em japonês, ou dubladas em português.
A personagem central é Ponyo, uma peixinha dourada que entra em contato com o mundo dos humanos quando é encontrada por Sosuke, um menino que mora numa casa à beira-mar com sua mãe. Ele ajuda Ponyo, que está presa num pote na praia. Em retribuição, ele ganha uma lambida num pequeno corte em seu dedo, que acaba cicatrizando rapidamente.
Para Ponyo, esse é o início de uma longa jornada. Após provar o sangue humano, a peixinha ganha a habilidade de se transformar numa menina. Ao lado de Sosuke, ela descobre o modo de vida dos humanos, frequenta a escola com o amigo, conhece outras pessoas e se alimenta com comidas variadas.
São momentos mágicos na vida dos dois. Ponyo, uma princesa do mar, sempre viveu aprisionada por seu pai. A liberdade que experimenta agora é algo novo em sua vida. O que ela e seu amigo não sabem, porém, é que, transformando-se em humana, ela deu início a um desastre ecológico, liberando um verdadeiro tsunami que inundará a vila onde moram Sosuke, sua mãe e outras pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário