Esse é o blog sobre tudo que rola na 7ª Arte: em Hollywood, no Brasil, Oscar, Globo de Ouro, festivais de cinema pelo mundo, notícias dos seus atores e atrizes, de um jeito fácil e dinâmico de entender e também não deixaremos de lado as séries de TV onde todo mundo assiste alguma, por isso postaremos algumas notícias sobre elas.
Blog !VIVA Cinema! Tudo da 7ª Arte
Novo filme com Matt Damon, Kate Winslet Jude Law e muitos outros conta de um vírus devastador, transmitido pelo ar, se espalha pelos quatro continentes, fazendo muitas vítimas em poucos dias. Médicos do mundo todo passam a correr contra o tempo, conforme a pandemia se espalha, para conter a doença e o pânico que ela está gerando na sociedade.
A história também mostra como as pessoas sobre psicologicamente com essa pandemia, a história é muito boa e interessante.
Há cinco dias o Brasil é um país sob censura. Desde que a Justiça apreendeu, após uma ação movida pelo partido DEM, a cópia de "A Serbian Film – Terror Sem Limites" no Rio de Janeiro, ela colocou em xeque o livre arbítrio do cidadão e a capacidade de escolha de cada indivíduo adulto.
Ao determinar a apreensão da cópia do filme, a juíza Katerine Jatahy Nygaard, da 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, e o advogado Victor Travancas representando o partido, desrespeitaram um princípio elementar: o direito de escolha. Na ação acatada pela juíza, argumenta-se que "A Serbian Film – Terror Sem Limites" faz “verdadeira apologia a crimes contra criança e é um incentivo para práticas de pedofilia”.
Mentira, engodo de quem não assistiu ao filme. A última coisa que essa produção sérvia faz é defender a perversão infantil. O horror com que todos os acontecimentos são mostrados só leva ao choque, nunca à excitação. Miklos, o protagonista, entra numa espiral de loucura ao se perceber vítima de uma manipulação sádica que desafia os limites da humanidade. É este o cerne do longa: questionar, dentro do gênero terror, qual é o limite da depravação, especialmente numa Sérvia que presenciou atrocidades – reais, não cinematográficas – nas últimas décadas.
"A Serbian Film – Terror Sem Limites" é uma obra de ficção onde o diretor uso e abudo de coisas repugnadas pelas as pessoas como a pedofilia, tortura é considerado uns dos filmes mais polêmicos do mundo o filme que utilizou robôs ou manequins nas filmagens, o que permite interpretações diversas em torno dos artigos 240 e 241 do Estatuto da Criança e do Adolescente, e de maneira alguma faz apologia a atos sexuais com crianças. Pelo contrárip, explicita a repugnância de tal ato.
A Petrini Filmes, detentora dos direitos de distribuição no Brasil, entrou com um recurso para recuperar a cópia, que foi negado. Na decisão, a desembargadora Gilda Maria Dias Carrapatoso argumentou que “não se pode admitir e permitir que, em nome da liberdade de expressão, cenas de extrema violência física e moral, inclusive, utilizando recém-natos sejam levadas ao grande público, vez que podem provocar reações adversas, às vezes, em cadeia, em pessoas sem equilíbrio emocional e psíquico adequado para suportar tais evidências de desumanidade”.
Mora aí um precedente sério que permitirá interpretações subjetivas quanto ao limite à censura. Justificar a apreensão do filme e vetar a exibição sob esse pretexto é o mesmo que dizer que o espectador não poderá assistir a Stallone Cobra porque ele submete suas vítimas a atos bárbaros, assim como Ninja Assassino. Ou, hipoteticamente, que Velozes e Furiosos deve ser censurado porque poderá provocar num espectador sem equilíbrio emocional o desejo de pegar seu automóvel e dirigir rebeldemente pelas ruas de sua cidade, colocando em risco a vida de outras pessoas.
Novamente, não se trata de defender esse ou aquele filme, mas o direito do cidadão escolher assistir ou não a essas produções que de maneira alguma cometem crime.
O mais sério é que poucos parecem ter se dado conta da gravidade desse ato censor. Até o momento, apenas a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), a Associação dos Roteiristas (AR), a Associação Brasileira dos Documentaristas (ABD), o Congresso Brasileiro de Cinema (CBC) e o Conselho Nacional de Cineclubes (CNC) se posicionaram ou contra o veto à primeira exibição ou à censura no Rio de Janeiro.
O medo é que, novamente sob o pretexto de proteger a população, a censura se espalhe. "A Serbian Film – Terror Sem Limites" teve sua cópia apreendida no Rio pela Justiça. Há um mês, Eu Não Quero Voltar Sozinho foi censurado num projeto educativo no Acre graças à pressão de lideranças religiosas.
Qual será o limite? Quem determina o “bom gosto” e o “mau gosto”? É exatamente o cerne do posicionamento da Abraccine: “Por esta nota, deixamos ainda claro que a Abraccine não está defendendo um trabalho ou um festival em específico, mas um princípio: o de um filme poder ser assistido e avaliado pelo espectador com liberdade”.
Capitão América - O Primeiro Vingador
Captain America: The First Avenger, EUA/2011
Gênero: Aventura e Ação
Direção: Joe Johnston
Elenco: Chris Evans, Hayley Atwell, Sebastian Stan, Tommy Lee Jones, Hugo Weaving, Dominic Cooper, Richard Armitage
Tempo de Duração: 125min
14 anos
O Casamento do meu Ex
The Romantics, EUA/2010
Gênero: Comédia Romantica
Direção: Galt Niederhoffer
Elenco:Katie Holmes, Josh Duhamel, Anna Paquin, Malin Akerman, Adam Brody
Tempo de Duração: 95min
Livre
O Amor Chega Tarde Love Comes Lately, Alemanha; Áustria e EUA/2007 Gênero:Comédia Dramática Elenco: Otto Tausig , Rhea Perlman, John C. Vennema, Olivia Thirlby, Bunny Levine, Brad Lee Wind, Caroline Aaron Tempo de Duração: 86min Classificação Não Informada